12.30.2008

“Os gigantes” Exposição é prorrogada até 15 de janeiro


A exposição “Os gigantes”, de Vitor Butkus e Lúcia Inácio, tem seu período de visitação estendido até o dia 15 de janeiro de 2009. Em cartaz na Galeria do DMAE, esta mostra apresenta doze fotografias, ampliadas em grandes formatos, e dispostas no chão. Ao planejarem a exposição, que é o primeiro resultado de um processo desenvolvido desde 2007, os artistas enfatizaram a relação das fotografias com a arquitetura do local. O contraste entre grandezas tem sido um fator decisivo desde as tomadas das imagens, que foram feitas desde os prédios localizados ao redor da Praça XV, no centro de Porto Alegre. É a partir desses grandes edifícios que Vitor e Lúcia se posicionaram para retratar um pouco da complexidade do que se passa lá embaixo.
Local estratégico para a circulação diária de milhares de pessoas, a Praça XV também abriga a maior concentração de comerciantes informais da capital gaúcha. O deslocamento dos camelôs da Praça XV para o Centro Popular de Compras está programado para acontecer ainda em janeiro de 2009. O fato de lidarem com imagens que compõem a memória recente da cidade onde nasceram motivou os artistas na concepção de uma abordagem poética da situação. Levando em conta a peculiaridade do local da exposição, a dupla de artistas optou por conduzir os espectadores das fotos a abismos semelhantes àqueles experimentados no próprio ato fotográfico. As sensações de vertigem e assombro, frente à beleza precária, construída diariamente pela aglomeração de barracas, têm sido escutadas pelos dois artistas, que, de passagem pela mostra, costumam prestar atenção às reações do público.
“Os gigantes” é o primeiro resultado de um processo continuado de pesquisa, interessado em ampliar as discussões a respeito da construção do imaginário urbano. O projeto se situa a meio caminho entre uma proposta documental e um laboratório poético. A cidade, com seus fluxos, suas memórias e suas arquiteturas improvisadas, é a principal fonte de indagações e perplexidades a influir na trajetória da dupla.

12.05.2008

Os Gigantes

Exposição de Vitor Butkus e Lúcia Inácio


Abre para visitação a exposição intitulada “Os gigantes”, dos artistas Vitor Butkus e Lúcia Inácio, na Galeria do DMAE. A mostra é o primeiro resultado de um processo fotográfico iniciado há um ano pelos dois artistas porto-alegrenses, tendo como foco a ocupação da Praça 15 de Novembro, no centro da cidade, por comerciantes informais. As doze fotografias expostas na galeria foram feitas desde os terraços dos prédios que rodeiam a praça e seu largo. Lugar de passagem diária para milhares de porto-alegrenses, é ali que se instala, há anos, a maior concentração de camelôs na cidade. O aglomerado de bancas forma uma engenharia precária, que é retratada em suas diferentes configurações, no decorrer das sucessivas estações do ano, e também em diversos horários e dias da semana. O espectador tem a chance de acompanhar as variações do enorme conjunto de barracas, graças ao ponto de vista escolhido pelos fotógrafos. O primeiro resultado do processo ressalta o contraste entre a arquitetura informal, improvisada pelos camelôs, e os altos edifícios circundantes. As fotografias receberam grandes ampliações, e estão dispostas no chão da galeria. A idéia é oferecer ao público a experiência de olhar para uma parte da história recente da cidade, tendo em vista o momento de transição pelo qual a área focalizada vem passando, com o deslocamento dos comerciantes para o Centro Popular de Compras. A exposição propõe, assim, um diálogo entre a arte e a história local, colocando em questão as fronteiras entre a fotografia documental e a fotografia artística.

Sobre os artistas:
Vitor Butkus é artista visual, nascido em Porto Alegre, em 1983. Já participou de diversas exposições coletivas, em cidades como Porto Alegre, Vitória, Joinville e Montenegro. Em 2007, foi um dos dois artistas gaúchos selecionados para o Salão dos Novos, em Joinville.
Lúcia Inácio é psicóloga social. Faz sua estréia nas artes visuais, nesse projeto desenvolvido em parceria com Vitor Butkus.
Ambos fazem parte do grupo de pesquisa transdisciplinar “Corpo, Arte e Clínica”, coordenado pela Dra. Tânia Mara Galli Fonseca, da UFRGS.

Período de visitação: 09.12.08 a 02.01.09
De segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h30min.
Vernissage: 16.12.08, às 19h

Contato:
Vitor Butkus
Telefone: (51) 9739 7161
E-mail: vitorag@uol.com.br