12.30.2008

“Os gigantes” Exposição é prorrogada até 15 de janeiro


A exposição “Os gigantes”, de Vitor Butkus e Lúcia Inácio, tem seu período de visitação estendido até o dia 15 de janeiro de 2009. Em cartaz na Galeria do DMAE, esta mostra apresenta doze fotografias, ampliadas em grandes formatos, e dispostas no chão. Ao planejarem a exposição, que é o primeiro resultado de um processo desenvolvido desde 2007, os artistas enfatizaram a relação das fotografias com a arquitetura do local. O contraste entre grandezas tem sido um fator decisivo desde as tomadas das imagens, que foram feitas desde os prédios localizados ao redor da Praça XV, no centro de Porto Alegre. É a partir desses grandes edifícios que Vitor e Lúcia se posicionaram para retratar um pouco da complexidade do que se passa lá embaixo.
Local estratégico para a circulação diária de milhares de pessoas, a Praça XV também abriga a maior concentração de comerciantes informais da capital gaúcha. O deslocamento dos camelôs da Praça XV para o Centro Popular de Compras está programado para acontecer ainda em janeiro de 2009. O fato de lidarem com imagens que compõem a memória recente da cidade onde nasceram motivou os artistas na concepção de uma abordagem poética da situação. Levando em conta a peculiaridade do local da exposição, a dupla de artistas optou por conduzir os espectadores das fotos a abismos semelhantes àqueles experimentados no próprio ato fotográfico. As sensações de vertigem e assombro, frente à beleza precária, construída diariamente pela aglomeração de barracas, têm sido escutadas pelos dois artistas, que, de passagem pela mostra, costumam prestar atenção às reações do público.
“Os gigantes” é o primeiro resultado de um processo continuado de pesquisa, interessado em ampliar as discussões a respeito da construção do imaginário urbano. O projeto se situa a meio caminho entre uma proposta documental e um laboratório poético. A cidade, com seus fluxos, suas memórias e suas arquiteturas improvisadas, é a principal fonte de indagações e perplexidades a influir na trajetória da dupla.

Nenhum comentário: