6.25.2009

H Y S T É R A
Encontro com as artistas é nesta sexta, 26/06, a partir das 19h, na Galeria do DMAE


A exposição Hystéra apresenta Alessandra Pohlmann, Aline Daka, Ana Carolina Becker, Fernanda Kieling e Lílian Santos Gomes, oriundas do Instituto de Artes da UFRGS. Fotografias, desenhos, livros de artista, esculturas-cerâmicas e instalações manifestam esteticamente linguagens do corpo e dos códigos humanos, dos seus objetos de identificação e dos lugares por onde passa e habita.

A proposta versa sobre as marcas do gênero feminino na arte. Propõe expor com expressão e sensibilidade reflexões sobre os caminhos do humano e da arte contemporânea. Hystéra, palavra grega que significa útero, é metáfora para fonte de idéias, potencial criador ou germe da reprodução e multiplicidade na linguagem artística. O tema da histeria faz um jogo de espelhos entre as relações dos fenômenos individuais, de gênero e culturais. Remete à origem de tudo.

A razão se sensibiliza ao deixar o séc. XX para trás. A arte contemporânea é livre para debruçar-se sobre um passado disponível, berço do que somos hoje e das inúmeras possibilidades artísticas. Na tentativa de aproximar a arte da vida, mas sem dogmatizá-las, como artistas, nós procuramos insistentemente a significação em cada uma delas. Está apresentada uma arte de encontros.

Visitação até 01 de julho, das 08h às 17h30min, de segunda à sexta (exceto feriados)

Nenhum comentário: