6.15.2011



Exposição do Grupo de Estudos e Prática em Fotografia da Unisinos 2011

Coquetel de abertura
16/06 – 19h
Galeria do DMAE

Rua 24 de outubro, 200
Moinhos de Vento
Porto Alegre – RS –Brasil
Fone: (51) 3289 9722
galeriadearte@dmae.prefpoa.com.br

Visitação:
17/06 a 15/07
segunda à sexta-feira (exceto feriados)
8h às 17h30min

Fotógrafos: André Ávila, Anna Paula Arruda, Cris Aldreyn, Eduarda Nedel, Fernanda Wagner, Germano de Oliveira, João Gabriel de Queiroz, Leonardo Savaris e Maurício Montano.

Curadoria: Bruno Gularte Barreto

O Grupo de Estudos e Prática em Fotografia da Unisinos retoma suas atividades em 2011 sob a coordenação do fotógrafo e professor Bruno Gularte Barreto. Após um hiato de alguns anos, recriamos este grupo que foi o berço fotográfico de tantos excelentes artistas e mostras. Agora sob nova coordenação, estamos criando espaço para toda uma nova geração de jovens e talentosíssimos fotógrafos.
O grupo de Foto da Unisinos é reconhecido por ser um ambiente de troca e produção fotográfica de excelência técnica e conceitual que deu origem à formação artística de diversos fotógrafos hoje atuantes no meio artístico, bem como pela realização de grandes exposições em espaços de renome no estado.

Em 2011 retomamos as atividades a todo vapor. O trabalho dos novos integrantes do grupo pode ser conferido de 17/06 a 15/07 em uma exposição coletiva na Galeria do DMAE (Rua 24 de outubro, 200). Acreditamos firmemente na riqueza da diversidade. Nossos fotógrafos transitam com segurança e maestria técnica entre os diversos usos da fotografia como meio de expressão artística. Na exposição serão apresentados trabalhos que vão desde o clássico registro documental preto e branco à fotografia conceitual, do rigor da fotografia de arquitetura à incorporação do acaso no fazer fotográfico em trabalhos de dupla exposição.  Sempre primando tanto pelo conteúdo quanto pelo processo, afirmando o fazer fotográfico como experiência transformadora e viva.

Com a palavra os artistas, em uma breve descrição de cada trabalho apresentado:

Quanto vale o quilo
André Ávila

A série mostra a relação de valor entre produtos e os seus pesos. Quantas coisas consumimos, compramos ou, ainda, jogamos fora e não percebemos quanto vale cada grama daquele peso?
A idéia é mostrar, em diferentes situações, como essa relação de valor é distinta. A mesma forma de medir aparece diferente  em cada produto que colocamos na balança.

O Tudo é Uma Coisa Só
Anna Paula Arruda

A diversidade move o mundo, foi pensando nisso que saí às ruas de Porto Alegre a fim de buscar um momento único no dia de alguns cidadãos. Usando uma máscara, eles seguiriam sua rotina normalmente. Desde o fruteiro até a menininha que estava indo para o colégio,  naquele momento eram, de alguma forma, a mesma pessoa. Todos iguais e ao mesmo tempo diferentes na individualidade de cada expressão por trás da máscara.

Essa lente entre nós
Cris Aldreyn

Essa lente que tomo em minhas mãos pra revelar à meia luz o que as meias palavras ainda escondem.
Lente olho, lente pele, entra na pele. 
Que antes fique entre nós a minha lente, a tomar meu lugar se fazendo amante, que a lente alheia julgando sem ver. 

Duplacidade
Eduarda Nedel

Com o objetivo de me encontrar na transição da minha vida, mesmo que menos visível, mas cada vez mais sentida, estou escrevendo com luzes coloridas em um plástico cheio de prata.
As diferentes paisagens do caminho que vejo pela janela refletem a mudança diária de passagem do interior à capital e do que eu sou. Busco me encontrar entre essas duas realidades, esses dois mundos, essas duas exposições.

Lugares (In)comuns
Leonardo Savaris

A idéia inicial é retratar lugares comuns, despercebidos pela maioria das pessoas, que passam apressadas, absorvidas pela correria do dia-a-dia e alheias à vida das coisas simples e corriqueiras. Paisagens inusitadas são retratadas. Lugares incomuns podem ser locais reconhecidos pelas suas e características únicas; ou podem ser locais inusitados, destacados por sua (des)ordem, pelo ângulo em que são captados ou pela originalidade da construção de seu espaço. Ao comparar duas fotos, no entanto,  seus pontos em comum e seus aspectos divergentes ficam expostos. Força-se o observador a comparar, a encontrar pontos (in)comuns.

A Imersão no Abandono
Fernanda Wagner

Os lugares em que entramos nunca estão vazios. Os móveis que estiveram lá, as pessoas que partiram e os sons que já não mais ouvimos, todos deixam marcas no tempo e no espaço que sentimos ao invadir um lugar que não é nosso e não é mais de ninguém. Ele vive no nosso imaginário. Tomei essa casa como a minha própria e lhe convido a fazer o mesmo.

Intimidade Compartilhada
João Gabriel de Queiroz

Expor a intimidade do banho, mas nunca de uma maneira crua. Queria que as imagens fossem amplas, com nuances interpretativas e com áreas de informações não-finalizadas (incorporando a luz difusa proporcionada pelo vapor).
Apresento neste trabalho três momentos de compartilhamento de intimidade. O primeiro no ato de fotografar, quando eu entro no banho junto aos dois. O segundo na disposição das imagens, a união dos dois se dá na exposição. E o terceiro no acesso do público a essas imagens.

Nódoas
Germano de Oliveira

O que não se percebe?
O que se deve perceber?
O que é, o que não é, e o que pode ser.

O desejo indiscreto de imaginar o que habitaria os cantos escuros.

Laila
Mauricio Montano

Encontrei Laila Iglesias no centro, travestida, cantando e representando em um momento de intimidade com a rua. O ensaio mostra um fragmento da vida dela onde não houve situação forjada, mas sim um momento que se construiu, inesperado, com a aparição do fotógrafo. Laila é uma das representações da personalidade de Cigano, morador de rua de Porto Alegre, agora ela existe também em registro fotográfico que ele expõe na calçada junto com seus desenhos.

Nenhum comentário: