3.01.2008

Exposições 2007

A Galeria Virtual de Arte do DMAE é um projeto em construção, um espaço aberto a todos aqueles que queiram interagir e colaborar com conteúdo escrito ou visual sobre arte contemporânea. Pretende divulgar as exposições em andamento e ações afins correntes em seus espaços físicos junto a textos que complementarão a fruição do público interessado.
Desde 2002 a ocupação da Galeria se dá através de edital público, quando uma comissão de profissionais do ramo avalia e seleciona os projetos. Anualmente, sempre no mês de outubro, é a vez dos funcionários da casa mostrarem seus talentos na tradicional Mostra Coletiva de Arte dos Funcionários do DMAE.

Exposições coletivas e individuais fizeram parte deste espaço no ano de 2007, um calendário marcado por projetos como o Percursos, de Romy Pocztaruk e Marina Camargo. O projeto teve como proposta a produção de um cartografia particular da cidade de Porto Alegre, realizada por diversos artistas em múltiplas atuações, estabelecendo novos diálogos no movimento contínuo do dia-a-dia. Entre outras ações, o projeto contou com a projeção do vídeo de Cláudia Paim(Contemplação) e a performance Variação nº1: estados corpóreos-corpo, imagem e música, com Marcelo Gobatto, Juliano Ambrosini, Luciane Coccaro, Fábio Mentz e Mirco Zanini.(http://www.percursos.com.br/)















Exposição Percursos





Várias mostras fotográficas
se destacaram no ano passado,
como Sonho Lúcido de Rafael Johann,
resgatando a técnica pinrole desdobrada pelo
artista na busca de novas possibilidades. Ricardo Mello se apropriou de cenas cinematográficas para formar uma extensa série de imagens intitulada Arquivamento, rompendo com suas narrativas lineares. Já na mostra Inquietações, as artistas Rosana Almendares e Márcia Rosa operaram imagens resultantes de fotografia e de vídeo tratando do humano e sua fragilidade.
Olhe por onde você anda: calçada de Porto Alegre, de Airton Cattani apresentou registros fotográficos da diversidade de padrões, cores e texturas das calçadas da cidade. Além da exposição o projeto contou com o lançamento de um livro das imagens na íntegra junto a textos de Sandra Jatahy e Armindo Trevisan.













acima à esq.:Rosana Almendares e Márcia Rosa; Intervenção de Romy Pocztaruk; Exposição Ardecidade; abaixo: Rafael Johann




.




Ardecidade










.
Calçadas de Porto Alegre




Simultaneamente à exposição de Cattani na Galeria, podia-se assistir a vídeos na 3ª edição do projeto Videoarte nos Jardins do DMAE. A iniciativa é da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia/SMC, e teve a produção de Bernardo José de Souza. Do artista alemão Julian Rosefeldt, os vídeos Asylum, e Lonely Planet, colocaram em pauta as disparidades sociais e culturais no mundo globalizado. Além dos vídeos de Rosefeldt foram projetados outros dois filmes em 16mm: Piknik, de Luiz Roque e Mariana Xavier, com produção de Jaqueline Beltrame e Treinamento, do videomaker Luiz Roque.












Piknik, de Luiz Roque e Mariana Xavier
foto: Rochele Zandavalli







Lonely Planet, Julian Rosefeldt



A coletiva Ardecidade: uma oncologia urbana também marcou o espaço com performances de Daniel Mateus e Rodrigo Uriartt, além de instalações da artista Sol Casal e fotografias e vídeos de Camila Schenkel e Artur Costa.(http://www.flickr.com/photos/ruriak/sets/72157601038649202/detail/). E pra fechar o ano, a artista Míriam Porciúncula propôs em sua instalação (In)contido, a reflexão sobre a inconstância da matéria através dos estados da água em permanente transformação.


























Projeção: Variação nº 1: estados corpóreos - corpo, imagem e música
fotos: Lu Menna Barreto
.






Nenhum comentário: